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Sony explica a demora em ativar o cross-play no PS4

A Sony anunciou esta semana que irá ativar cross-play na PlayStation 4 com outros consoles começando com Fortnite num beta que serve para reagir aos pedidos da sua comunidade.

Em Junho, a pressão sobre a decisão da Sony em isolar a versão PS4 das versões Switch e Xbox One se tornou maior quando os jogadores descobriram que não podiam usar a sua conta no híbrido da Nintendo após usar no PS4.

No entanto, a temática persiste há mais tempo e a Sony demorou um imenso tempo a concordar, algo sobre o qual Shawn Layden, chefe da PlayStation Worldwide Studios foi questionado no PlayStation Blogcast mais recente.

Layden explicou que não é assim tão fácil quanto alguns podem pensar, existem desafios a nível técnico e até no serviço de apoio ao cliente que precisavam ser resolvidos.

“Sabemos que isto é um pedido, é um desejo, e queremos entregá-lo da melhor forma possível. Permitir cross-play não é uma questão de ativar um interruptor e está feito. É um atributo ou funcionalidade muito multi-dimensional.”

“Tivemos de olhar para isto com um olhar técnico, teremos de trabalhar com as nossas parceiras de um ponto de vista empresarial, teremos de ter a certeza que se ativarmos isto, teremos o devido apoio ao cliente, teremos a mensagem certa, teremos todas estas diferentes coisas que precisamos acertar. É preciso seguir numa certa ordem para preparar tudo.”

Para a Epic com Fortnite, poderá ser mesmo uma questão de pressionar um interruptor e no passado, a companhia permitiu acidentalmente que jogadores Xbox One jogassem com jogadores PS4.

No entanto, Layden admitiu que a Sony demorou mais tempo do que desejava para ativar o cross-play entre consoles.

“No entanto, demoramos mais do que gostaríamos, mas demorou tanto tempo pois foi preciso ficar pronto e finalizado, a razão pela qual conseguimos anunciá-lo na Terça-feira passada e ativá-lo ao mesmo tempo.”

Durante estes últimos dias, os jogadores PS4 têm jogado Fortnite com jogadores de outros consoles e as coisas estão rodando bem.

“Não ouvi qualquer feedback sobre problemas. É uma beta, por isso esperamos soluços pelo caminho. Mas estaremos atentos. Estamos encantados por ver as pessoas recebendo o que queriam e a deixarem de me mandar tantas mensagens.”

Agora, as atenções se viram para outros jogos e se a Bethesta confirmou que Fallout 76 não terá cross-play, a Psyonix parece mais do que pronta para ativar em Rocket League, enquanto a Microsoft poderá ativar essa funcionalidade em Minecraft.

Layden entende o entusiasmo com as possibilidades, mas não adianta muito.

“No momento, estamos em beta. Penso que assim que provarmos que tudo isto se aguenta, sólido e bem, adoraria ver outros jogos no serviço cross-play ao longo do tempo.”