Categorias
Notícias

Assassin’s Creed: Odyssey comparado no Xbox One X e PS4 Pro

Assassin’s Creed: Odyssey já se encontra disponível nas lojas e o Digital Foundry passou algum tempo com as versões de consoles para descobrir o que considera ser um jogo visualmente impressionante.

Construído sobre as bases de Assassin’s Creed: Origins, Odyssey apresenta um mundo maior, mas compartilha muito em comum com o jogo do ano passado. Um desses elementos comuns é a possibilidade de invocar uma águia para visualizar os inimigos lá do céu e logo aqui o Xbox One X revela uma vantagem sobre a PlayStation 4 Pro.

Como pode ver no vídeo abaixo, quando sai da perspectiva de Ikarus, a águia, no Ps4 Pro o jogo demora alguns segundos até entregar novamente o controle do personagem, enquanto renderiza novamente a sua perspectiva, algo que é praticamente instantâneo no Xbox One X.

Assassin’s Creed: Odyssey apresenta diversas funcionalidades visuais de destaque, como reflexos screen-space nos grandes corpos de água, enquanto as poças nas cidades usam um cube-map pré-concebido que não espelha o que está à sua volta. O efeito bokeh adiciona uma bela profundidade às cenas e os raios crepusculares conseguem tornar as cenas mais belas e intensas – mesmo quando está na água.

Apesar dos grandes destaques na tecnologia de Assassin’s Creed: Odyssey, que criam imagens de espantar, existem outros elementos que não estão tão bons. O campo de profundidade funciona bem nas cutscenes, mas existem momentos durante gameplay onde o efeito não é tão refinado. Outro ponto que varia muito é a qualidade de texturas – seja no Pro ou no Xbox One X, a qualidade das texturas no chão deixam muito a desejar.

Em termos de resolução, temos algo similar ao que aconteceu com Assassin’s Creed: Origins no PlayStation 4 Pro e Xbox One X – resolução dinâmica cujo alvo é 4K nativa (3840×2160).

No PS4 Pro, a resolução varia entre 2816×1584, o valor máximo encontrado ao olhar para o céu, enquanto 2227×1242 foi o mínimo encontrado, na cena inicial de Assassin’s Creed: Odyssey que é um forte teste ao motor de jogo, mas a anti-aliasing temporal ajuda a obter uma imagem que se aguenta bem. Em média, o PS4 Pro está na maior parte do tempo a 2560×1440.

No Xbox One X, a conversão dinâmica de resolução funciona melhor e tem 3840×2160 ao olhar para o céu, 4K nativa, enquanto ao jogar a exigente cena inicial, encontramos 2944×1656, um aumento de 76% no número de pixeis no arranque do jogo. No entanto, na maioria do tempo o Xbox One X corre a 3772×1728.

O Xbox One X mostra que é a melhor versão de consoles com vantagens como maior distância de visão das sombras e apesar da geometria surgir à mesma distância, o console da Microsoft apresenta sombras mais distantes. Outro ponto a favor do Xbox One X é a oclusão ambiental, mais pronunciada e que reforça a qualidade das sombras.

Em termos da qualidade de texturas, iluminação, efeitos e as principais funcionalidades visuais, ambos os consoles estão iguais.

Sobre a performance, o alvo está nos 30 fotogramas por segundo e permanece nesse alvo na maioria do tempo, mas ambos os consoles podem perder um ou dois fotogramas em cenários mais detalhados ou em momentos de maior ação.

Assassin’s Creed: Odyssey está disponível no Xbox One, PC e PlayStation 4.