Sega Mega Drive Classics perfila-se como a versão definitiva das várias recompilações lançadas pela Sega, baseadas nos clássicos para a Mega Drive, a consola 16 bit que teve nos primeiros anos da década de 1990 o seu apogeu. Para além de agregar algumas das melhores, mais populares e mais importantes franquias da primeira fase e que de algum modo contribuíram para consolidar a Mega Drive como uma referência (na América do Norte a consola é conhecida como Sega Genesis), Sega Mega Drive Classics oferece a possibilidade de jogar online os jogos com aptidão para pelo menos dois jogadores, uma série de desafios, vários parâmetros de personalização em termos gráficos e uma série de extras que fazem desta colecção a mais avançada até à data.
Todos sabemos que a emulação há muito que ocupa um espaço central, sendo muitos os utilizadores que se dedicam a melhorar e criar códigos de modo a obter uma experiência tão exacta e enquadrada no formato original (o lag é sempre o maior problema da emulação quando não muito bem sucedida). Mas nem por isso as editoras deixam de apostar nos seus clássicos, numa altura em que a nostalgia atinge novos picos.
Recentemente a Nintendo brindou-nos com dois sistemas mini, a NES e NES Mini, duas consolas em formato miniatura com capacidade para correr mais de duas dezenas de jogos criados especificamente para as originais. A emulação é boa e até os comandos são réplicas perfeitas dos originais. A Sega já anunciou que irá produzir uma Mega Drive mini, por enquanto apenas para o Japão, mas é a comprovação de uma realidade cada vez mais vincada para os clássicos.