O prospecto de um remake baseado num dos melhores jogos de role play da SNES tanto reaviva as memórias dos fãs como abre caminho a uma nova audiência, motivada pela curiosidade e burburinho, disposta a descobrir afinal o porquê dessa arca do tesouro. Publicado pela Square em 1993 para a SNES, Secret of Mana depressa se tornou num “hit”, permanecendo até hoje como um dos jogos mais notáveis da consola 16 bit da Nintendo e um dos últimos urras em 2D antes da Square iniciar a cavalgada nas produções tridimensionais. O recente lançamento da consola em formato mini renovou uma oferta algo diluída no tempo e reposicionou o sentido estético e notável de Secret of Mana, seguramente top cinco da vintena de jogos disponíveis na clássica renascida da Nintendo.
A publicação do remake para o PC, PS4 e VITA, estreita por isso as ligações a um passado algo distante, realinhado recentemente com o presente por força da edição SNES Mini, deixando quase lado a lado um antes e um depois com 25 anos de diferença entre. Embora reconhecendo o mérito e o interesse em trabalhar num remake de um dos melhores jogos de role play da cena japonesa, a nostalgia é talvez o ponto mais delicado nesta reconstrução, na medida em que interfere inevitavelmente com as memórias e a forma como os fãs percepcionaram e absorveram a experiência. Uma nova apresentação é suficiente para baralhar a percepção.
A nota mais saliente na redescoberta de Secret of Mana é a passagem a três dimensões das áreas e personagens, a aquisição de profundidade e preenchimento, mesmo estando tudo no devido lugar, com destaque para um pequeno quadro superior direito que nos mostra o aspecto da área na sua configuração 16 bit. Há uma questão que nos invade permanentemente sobre este remake: qual o seu destinatário? Os fãs do original ou as novas gerações? Ou porque não ambos?! Parece ser esta a resposta da Square, remetendo assim o esforço deste desenvolvimento para uma zona ampla de interessados, de ligação entre os fãs e as novas gerações. Mas por muito que isso possa surtir efeito do ponto de vista da chama acesa de um jogo que marcou uma década e contribuiu para o sucesso de uma consola, provavelmente lidará com um entrave maior, a satisfação tanto das novas gerações como dos fãs.