O estúdio italiano Milestone tem uma vasta produção de jogos no que toca a desportos motorizados. Todos estão directamente relacionados com a competição, tanto no mundo automóvel como nas duas rodas. A paixão pelo desporto motorizado faz-se há mais de vinte anos, quando em 1997 se notabilizou o “arcade racer” Screamer, uma espécie de rival de Sega Rally, muito por causa do modelo de condução acessível e gratificante. Desde então, nas pistas e em estradas de terra batida ou de asfalto, cobertas de neve ou gravilha, várias modalidades, dos campeonatos WRC à lenda Sébastien Loeb, foram alvo de produção.
No mundo das duas rodas, em tempos recentes e depois da franquia Valentino Rossi e Ride, a Milestone concentra as atenções na produção e últimos retoques em MXGP 3, o jogo oficial do campeonato do mundo de motocrosse, que ganha nesta edição um novo nível de condução, muito à custa da introdução do poderoso motor gráfico Unreal Engine. Ao fim de muitos anos servindo-se de ferramentas que não só acarretavam tempo e custos financeiros como ainda se revelavam algo obsoletas, a aquisição do novo motor gráfico permitiu um incremento de qualidade da experiência.
MXGP3, com lançamento agendado para o próximo 12 de Maio, tendo como plataformas o PC, a Xbox One e a PlayStation 4, é um dos primeiros jogos a chegar ao mercado com total aproveitamento do poder Unreal. MXGP3 proporciona a experiência completa do campeonato do mundo de motocrosse. Com a diminuição dos jogos arcade, se não nos lembrarmos por exemplo das motas em Motorstorm, este título da Milestone é de certa maneira único, e ainda proporciona uma competição e experiência que não é fácil de criar, dado que tem como base um grande conjunto de pistas, e a condução das motas em terra requer certos compromissos no que toca à jogabilidade.