Os acessórios ocupam um papel central nos videojogos. Com eles é possível melhorar uma experiência, tornando-a mais rica e gratificante. Um jogo de automóveis poderá ser melhor explorado se adicionarmos um volante, mais ainda se juntarmos um conjunto de pedais e, para culminar a verdadeira sensação de condução, uma backet. No limite e se forem suficientemente engenhosos podem criar um sistema hidráulico capaz de produzir vibrações. O mesmo sucede com a variante arcade noutros géneros, através de sistemas equipados com um joystick para manobrar uma personagen e botões de rápida sensibilidade ao toque para um desempenho de movimentos perfeito. As arcadas notabilizaram-se durante décadas e mesmo hoje, apesar do manifesto declínio, perduram nalguns salões, quanto mais não seja mantendo a chama do passado acesa e mostrando que aquelas máquinas foram criadas para durar e suportar uma utilização permanente.
No domínio arcade, há uma ligação muito grande com os “fighting games”. Este género nasceu e cresceu nas arcadas, ganhando dimensão nas consolas por força do amplo mediatismo e popularidade. Os jogadores habituaram-se a jogar nos moldes com que foram criados, através de peças tão imprescindíveis como um joystick e botões fixos a uma superfície, a fim de executarem com mais facilidade as combinações e movimentos específicos das personagens. Não quer dizer que através de um comando ou pad não seja possível obter combos cruciais e golpes. A versatilidade de um “pad” é uma das maiores conquistas desta indústria. Com um pad é possível jogar todos os jogos, mas o mesmo já não se pode dizer da base de uma arcada, construída para géneros muito específicos.
A pensar no crescimento das consolas, há muito que as fabricantes passaram a desenvolver acessórios pensados justamente em experiências de cariz arcade, especialmente os “fighting games”. A geração passada, por ocasião do lançamento de Street Fighter IV, em 2009, a Mad Catz lançou uma série de produtos com o selo oficial da série, em colaboração com a Capcom. Desde “fight pads”, passando por uma gama de “fight sticks” mais acessíveis até ao exigente “tournament fight stick” (o topo de gama), os jogadores foram contemplados com uma oferta significativa, oriunda de uma empresa que começou por destacar-se ao comercializar acessórios mais acessíveis antes de passar a distribuir produtos dotados dos melhores materiais numa arcada japonesa, nomeadamente botões e joystick sanwa.