É por demais sabido que a consola Wii U ficou muito abaixo das expectativas traçadas pela Nintendo depois do sucesso gigantesco que foi a Wii. Apesar da performance aquém do esperado, é unânime entre a comunidade gamer que a Wii U recebeu um grande apoio da própria Nintendo, com imensas produções exclusivas marcantes, entre as quais se encontra Donkey Kong Country Tropical Freeze, a continuação de Donkey Kong Country Returns, criado pela mão do famoso Retro Studios, o estúdio interno da Nintendo que foi capaz de revitalizar o famoso símio, uma personagem originalmente criada por Shigeru Miyamoto. Anos a fio subalternizado no plano de mediatismo que é normalmente dado a Super Mario, especialmente depois do magnífico trabalho realizado pela Rare, tanto na Super Nintendo como na Nintendo 64, o Retro Studios quis demonstrar que nem só a linha New de Super Mario (a continuação dos clássicos 2D) é a referência da Nintendo no género plataformas 2D.
Arredado das luzes da ribalta, a personagem de Donkey Kong Country conheceu uma revitalização importante com o lançamento dos dois jogos, primeiro para a Wii e depois para a Wii U. A Rare vincou um design muito genuíno, em conjugação com uma jogabilidade eficaz e desafiante. Após a venda da Rare à Microsoft pensou-se que esse level design estaria em perigo, mas o Retro Studios pegou com convicção na produção para a Wii e produziu um regresso assinalável em Donkey Kong Country Returns.
Foram preservados importantes elementos, como a perspectiva 2D e a jogabilidade clássica. O nível de produção acentuado garantiu um jogo de plataformas consistente e desafiante. Algum tempo depois, já com a Wii U em cena, a Retro Studios voltou com Tropical Freeze, uma obra que suplantou em todos os capítulos a anterior, demonstrando a habilidade do estúdio na produção dos mundos 3D (já o demonstrara com a série Metroid Prime), embora com perspectiva 2D, integrada no género plataformas. Jogos deste calibre não são muito comuns actualmente, embora mais produtoras estejam dispostas a arriscar em prol do crescimento de factores como a nostalgia.