Depois do lançamento inicial nas arcadas Japonesas, a Square Enix apresenta agora Dissidia: Final Fantasy NT em versão de consola, permitindo-te jogar o terceiro jogo na aclamada série derivada de Final Fantasy. Dissdia é uma série muito acarinhada pelos fãs, que viram a Square Enix pegar nos seus adorados personagens e a transportá-los para um jogo de combate, com mecânicas que respeitam os seus poderes e habilidades espantosas. Além de um sistema de combate muito característico, os dois jogos da série Dissidia cativaram pela forma como misturavam estes personagens e ainda nos davam modos robustos, de longa duração e que pareciam combinar de forma eficiente ADN da série com o de um novo género.
Agora chega aquela parte da análise em que te conto como sou um grande fã da série Final Fantasy e como adorei jogar os primeiros dois jogos na linha Dissidia. Foram maravilhas na PSP que me encantaram e foram companhia durante largos meses. São esses dois jogos que se tornaram na base de praticamente todo o entusiasmo em torno deste novo NT. Talvez por ainda guardar um carinho tão especial por esses dois jogos é que o novo se tornou num choque ainda maior quando o comecei a jogar. Foi preciso algum tempo até encaixar a noção da estrutura escolhida pela Square Enix para este novo jogo. É uma estrutura estranha, fraca em modos de jogo, com falhas graves, que mancham o que poderia ser uma magnífica celebração do universo Final Fantasy.
Mas primeiro vou falar do que é este jogo. Dissidia NT é um novo confronto entre os heróis e vilões dos 17 jogos principais da série Final Fantasy da Square Enix, na forma de um jogo de luta 3 vs 3 pelas mãos da Team Ninja, conhecida por Dead or Alive ou Ninja Gaiden. Os três personagens da tua equipa estão presentes na luta, mas apenas controlarás um deles, deixando os outros dois entregues a uma inteligência artificial que frequentemente te deixará à beira de um ataque de nervos. Apesar de ser um fighting game, Dissidia NT é, tal como os dois anteriores, muito peculiar, com regras próprias e conceitos que o separam radicalmente do tradicional jogo do género.