A última vez que a Nintendo produziu um jogo de luta foi em Wii Sports, na modalidade boxe, um título lançado em simultâneo com a Nintendo Wii, a primeira consola a introduzir um sistema de comandos por movimentos nativo. No entanto, em Wii Sports, convergem diversas modalidades de desporto, de forma estanque e com limitações. Com ARMS, anunciado em Janeiro passado por ocasião do anúncio da Switch, a Nintendo transitou para uma nova propriedade intelectual, um jogo de combate profundo e estratégico. Normalmente sentimos a necessidade de rotular imediatamente um jogo, como sendo o novo dos “fighting games”, numa tentativa de o encostar a um género. Porém, é difícil alcançar esse desiderato com ARMS.
Da perspectiva atrás das costas dos protagonistas, passando pelo disparo dos braços como se estivéssemos num shooter até aos comandos por movimentos autónomos que no fundo replicam a imagem da Switch (o corpo da consola ladeado pelos dois Joy-Con), ARMS consegue posicionar-se entre os jogos de luta como um título novo e diferente, um pouco fora da caixa. É isso que nos revela o produtor de ARMS, o japonês Kosuke Yabuki, numa extensa e exclusiva entrevista ao Eurogamer Portugal, realizada no segundo dia da E3. Conversamos ainda com Ishikawa, o responsável pela direcção artística.
Esta é uma entrevista particularmente interessante e marcante, por várias razões. Primeiro porque tivemos quase uma hora com ambos os produtores, o que nos permitiu percorrer vários tópicos alusivos à nova produção da Nintendo, sem o peso do relógio. Depois, porque esta é uma entrevista extensa, na qual os produtores puderam revelar detalhes e curiosidades que desconhecíamos por completo. E, por último, por ficar aquela sensação de entrevista realizada junto das próximas estrelas da Nintendo. Esta nova geração de produtores, que de certo modo Yabuki representa e que colhe ainda os produtores de Splatoon 2 e Mario Kart 8, constitui o futuro da Nintendo e assegura uma corrente de criatividade depois de nomes como Aonuma e Miyamoto. Por isso nos surpreendeu ao longo das próximas questões, assim como no dia desta entrevista ainda esmagou o vencedor do torneio de ARMS. Uma estrela em ascensão.