Depois de um período conturbado e de incerteza, a série de estratégia Dawn of War está de volta para animar os fãs do universo Warhammer 40K. Com a falência da THQ, a Relic Entertainmet e os seus jogos estavam em risco, mas a Sega chegou-se à frente e comprou o estúdio bem como as suas propriedades intelectuais. Desde então que a Relic Entertainment tem estado empenhada em Dawn of War 3. O último jogo da série foi Dawn of War 2, que foi lançado em Fevereiro 2009, portanto, o novo jogo será lançado com uma diferença de oito anos. Será que Dawn of War 3 está radicalmente diferente dos seus antecessores?
Uma grande novidade está na campanha ou modo história. Em Dawn of War 2 jogávamos na perspectiva dos Space Marines, mas no novo jogo também poderemos jogar com as raças Eldar e Ork. A história será contada alternando entre as perspectivas destas três facções. Apesar disto, num evento em Londres para o qual fomos convidados, o foco estava no multijogador competitivo. O multijogador já é uma tradição na série Dawn of War, tendo sido introduzido logo no primeiro jogo. No primeiro Dawn of War era preciso controlar pontos estratégicos para triunfar, enquanto o segundo dava primazia à gestão das unidades no campo de batalha. O terceiro jogo será familiar para quem jogou os anteriores, visto que mistura as mecânicas estabelecidas anteriormente.
Para quem não está familiarizado, Dawn of War é uma série inserida nos jogos de estratégia em tempo real. A série recorre a Warhammer 40K, um universo de fantasia científica criado pela Games Workshop. Matt Kernachan, produtor da Relic Entertainment, garantiu que não será obrigatório jogar os títulos anteriores para desfrutar de Dawn of War 3, visto que a campanha fará referências aos eventos anteriores, contudo, os veteranos estarão melhor preparados para compreender os eventos do novo jogo. O mesmo pode ser dito em relação ao multijogador. A adaptação dos jogadores mais experientes na série e no género será rápida, enquanto que os restantes terão mais dificuldade.