A Electronic Arts surpreendeu ao anunciar uma atualziação para o Xbox One X do Battlefield 1, com um tamanho de 5.8GB cuja notas da DICE apenas mencionam “4K nativo” – uma melhoria que é conseguida, mas existe um “mas”, o modo multiplayer não funciona como deveria.
Não sabemos bem o porquê de BF1 receber esta atualização, talvez a DICE esteja preparando o suporte para Battlefield 5, mas as opções apresentadas deixam água na boca. No suporte para o PlayStation 4 Pro, a falta de largura de banda na memória e RAM forçaram a DICE em optar apenas por uma pequena melhoria na resolução via checkerboard – mas no Xbox One X, graças às suas especificações mais luxuosas, é possível incorporar algumas das melhores definições do PC – ficar perto do Ultra do PC seria uma grande vitória no console.
Comparar BF1 no console contra o PC no máximo mostra que existe muito para adicionar: melhores texturas, terreno com mais detalhe e mais partículas aceleradas pela GPU. Atualmente, a atualização X entrega um salto na resolução e um pouco mais. O leque de funcionalidades visuais é igual ao do Pro. Como no Pro, a DICE usa uma conversão dinâmica de resolução, que vai até ao 4K prometido, mas que desce em cenas mais exigentes, pode ir para 3456×1944, mas já vimos 3360×1890 numa cena – a resolução mais baixa que vimos no modo skirmish para 64 jogadores. Anti-aliasing temporal ajuda, tornando quase impossível detectar as transições, mas a apresentação impressiona num ecrã 4K.
Tal como em outros jogos Frostbite, a conversão é impressionante quando comparada com o Pro. Em cenas iguais, o 4K ativo do X enfrenta 2816×1584 no Pro. Em outra cena que puxa o motor, o Pro consegue 2560×1440 e o Xbox One X consegue 3456×1944. É um aumento de 82% para o Xbox One X – não é questionável tendo em conta o aumento do poder da GPU comparado com o PS4 Pro. Na cena mais complexa que encontramos, durante uma condução de um tanque na missão Steel on Steel, oa X consegue 3456×1944 e o Pro consegue 2304×1296 – é um aumento de 2.25x no número de pixeis para o X.
Battlefield 1 na Xbox One X e comparação com as versões PC e PS4 Pro.
A DICE já confirmou que o Pro usa checkerboard e tendo em conta as especificações do Xbox One X, pode pensar que a mesma tecnologia está no console da Microsoft. Está presente um efeito estilo checkerboard em aproximações extremas, no entanto, o mesmo efeito compartilhado está presente no PC, onde a implementação de checkerboard é muito improvável, sugerindo que o efeito se deve a alguma parte da conduta pós-processamento. Isto também poderá ajudar a explicar a sua presença no demo do PC de Anthem que vimos.
O resultado final é uma imagem mais nítida e limpa no Xbox One X, quando comparada com o do Pro, mas as diferenças fica por aqui. A máquina da Microsoft gera terreno e objetos na mesma distância, enquanto no PC em Ultra HD tem uma melhoria significativa para quem quiser investir numa placa gráfica top. Reflexos screen-space, tecelagem superior, melhor filtro de texturas e distâncias de visão superiores certamente fazem uma grande diferença, tendo em conta a largura de banda na memória do X e as suas melhorias na RAM sobre o Pro, é pena que não existe um modo 1080p com as melhores definições do PC.
E a performance? Existem melhorias no fps – especialmente na campanha – mas isto é afetado pelo que parece ser um bug severo que foi agora introduzido. O salto na resolução não afeta a performance – temos na maioria 60 fps na campanha, com a ocasional queda para meros 50 fps. O multi-jogador, especialmente nos mapas para 60 jogadores, também apresenta uma grande vantagem para quem joga no X, podendo ir até 13fps em algumas cenas. Medir corretamente a performance no multi-jogador é difícil e conseguimos isto ao correr em simultâneo na Xbox One X e S no mesmo servidor com jogadores no mesmo esquadrão um atrás do outro. Lado a lado, o X tem uma vantagem inegável – é um bom resultado para quem joga no X, onde terá melhor feedback visual e menor latência. É uma clara vantagem que os donos do X têm sobre os da Xbox normal.
Entrar no multiplayer também permite testar esse bug – que afeta a performance quando está numa party do Xbox Live. A qualidade do impacto é um problema sério. Tanto no S como no X o impacto é duro, afeta o fps nos dois consoles e a consistência da experiência. As quedas são significativas – perto de 10fps no X – mas o problema é a trepidação intrusiva. Está presente nas duas, mas é muito pior no S, onde o maior pico foi de espantosos 133ms – oito fotogramas.
A inconsistência da ação é fácil de ver existem relatos que usar a conversa por voz na party afeta ainda mais o jogo. Estando sozinho ou com outros nessa party, terá o mesmo problema. Deixando a party através do dash, vimos que a performance melhora instantaneamente. Podendo permanecer no seu esquadrão, mas não podendo falar com eles, não é o ideal e esperamos que a DICE corrija isto.
De resto, a atualização Xbox One X cumpre com as expectativas graças ao seu 4K lindo, mesmo que as melhorias além da resolução sejam escassas. Dito isto, quem quer os resultados mais nítidos num console, esta é a melhor forma de jogar Battlefield 1 e será fascinante ver como será o apoio ao BF5.