Depois de uma E3 onde tivemos a oportunidade de testar algumas demos de Project Morpheus, na semana passada viajámos até Londres para um olhar mais de perto deste novo hardware para a PlayStation. Os jogos presentes foram criados especificamente para a realidade virtual, e tivemos a oportunidade de conhecer algum do talento que está a trabalhar nesses jogos e ainda conversamos com Simon Benson. Poderá ser um nome relativamente desconhecido da grande maioria, mas na verdade Benson é um dos principais impulsionadores da realidade virtual na PlayStation. Benson é o director do grupo de tecnologia para os Sony Worldwide Studios, sim um nome cumprido para o seu cargo, mas que vai de acordo com a sua responsabilidade, pois é o responsável por conduzir toda a pesquisa e investigação realizada na procura de novas barreiras no entretenimento, além dos videojogos até.
Numa manhosa manhã Londrina, conseguimos aceder a um espanto preparado pela Sony para que um grupo de jornalistas pudesse entrevistar funcionários da Sony que estão a trabalhar de perto com o Project Morpheus, para falar com o pessoal ligado ao desenvolvimento da tecnologia que será servida aos estúdios para depois entregarem jogos aos consumidores e claro, experimentamos algumas das já conhecidas demonstrações. Simon Benson foi sem dúvida uma pessoa interessante de entrevistar porque ele não está ligado ao marketing, não está ligado a um qualquer videojogo, está ligado à tecnologia em si. Está ligado ao capacete da realidade virtual, está ligado à criação das ferramentas que vão servir os estúdios, está ligado à optimização de toda uma tecnologia que poderá tornar-se no futuro dos videojogos.
O Immersion Technology Group, liderado por Benson, concentra-se na procura de tecnologia que adiciona imersão aos videojogos. Muito mais além da história ou um tipo de jogo específico, este grupo centra-se na pesquisa de tecnologia que pode ser adicionada a um videojogo, seja o comando Move, câmara ou realidade virtual através do Project Morpheus. Quer isto dizer que a equipa de Benson foi responsável por pensar em muitos dos periféricos que conhecemos na família PlayStation que serviram para criar novas experiências ou simplesmente para assistir em outras. O PlayStation Move, a PlayStation Camera, o elemento 3D nos videojogos e agora o Project Morpheus, todos estes elementos adicionais foram concebidos por Benson e pela sua equipa.