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Samurai Shodown – Anlise – Lminas afiadas • Eurogamer.pt

Após de King of Fighters XIV (2016), a SNK regressa a uma das mais famosas sries de fighting games dos anos 90: Samurai Shodown. O jogo comeou por ser uma produo em feição de resposta crescente popularidade de Street Fighter, que com a segunda aproximação ganhou prevalncia nos sales arcade. Foi o comeo de uma rivalidade que se prolongou por mais de uma dcada. custa disso a SNK tornou-se numa largo produtora de jogos de pugna. The King of Fighters foi uno filo, entre outras sries; Last Blade, Garou Mark of The Wolves, World Heroes e Funesto Fury.

Aps uno interregno expressivo, a SNK tem vindo a restaurar algumas das principais sries, entre as quais se destaca leste popular jogo de pugna entre samurais do Japo feudal, e que recorrem s catanas e outras armas brancas para ferirem de falecimento os rivais, atravs de golpes fundos que espalham sangue pelas indumentrias imaculadas. Embora o original Samurai Shodown fosse aio uma vez que uma resposta a Street Fighter II, o jogo no podia ser mais perturbado. Comeando velo gravura e arte das personagens ligadas ao Japo feudal, todo o envolvente e composio sonora e músico eram engendrar, atravs de tambores e sopros ao gosto do ventania.

Para muitos fs e adeptos da SNK, Samurai Shodown ainda uma das referncias no gnero fighting games, uno jogo que privilegia equilbrio e uma posio defensiva jacente. Os ataques desferidos no melhor instante provocam danos devastadores, abrindo portas para êxito chegado no round. A mestria dos produtores revelou-se no processo de bulha intrínseco e incisivo, com pedestal em unicamente quatro botes (em Street Fighter o processo de seis botes ainda permanece). Vrios golpes so possveis e dada a característica das armas usadas pelas personagens, possvel treinar diferentes sistemas.

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Retorno de imensas personagens conhecidas. O roster que podia ser mais aumentado.

Ao contrrio da srie Street Fighter, que tem nas combinaes de golpes possivelmente a sua maior caracterstica, Samurai Shodown no propriamente uno jogo que contemple largo sucessão de golpes. Os combates fazem-se velo equilbrio, pela observao do adversrio e pela aberta do melhor instante para desferir uno abuso. Alis, o deslocação das personagens mais frouxo e por isso a obra dos espaos torna-se obrigatria.

A srie incessantemente foi leal s suas razes nas evolues que se seguiram. Samurai Shodown nico e assim permaneceu at ao episdio V (Special), que marcaria uno tema final num bloco de jogos desenvolvidos para a zimbório (MVS) e para o processo domstico Neo Geo AES. Alis, Samurai Shodown V Special foi o ltimo jogo produzido para a mtica consola, o que levou os produtores a deixarem uma advertência aos fs no manual de instrues. Outros jogos seguiram-se, inclusive Samurai Shodown Sen.

Em boa hora a SNK regressou causa, anunciando uno recente jogo para os sistemas PS4 e XBox One (em presto surgir ao PC e Switch), num período que tambm de Street Fighter e The King of Fighters. Nascente “reboot”, sem designao do nmero na êxito de episdios da srie, pretende ser isso mesmo, uno retorno s mecnicas e atmosfera que vingaram no original. Cimalha uno presto contacto para nos apercebermos da privança dos comandos e da inteiriçado subjacente a cada bulha. Único imprevidência ou aproximao falhada ao adversrio suficiente para nos desistir merc de uno namoro impiedoso, apto de nos ferir as roupagem enquanto uno terrível lufada de sangue planeado na exacta proporo da virilidade retirada da barra de bibiografia. Cá os erros pagam-se dispendioso.

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A gnese arcade do jogo est l, o que permite a algum jogador entrar no compasso dos combates. Muitos golpes especiais para cumprir.

De sobra pode dizer-se que Samurai Shodown no uno jogo difcil de aprender. Os quatro botes tornam a ofício um pouco simplificada para uno incipiente, que velozmente descobre 3 graus de grau de golpes com as mos (neste facto so as armas usadas pelas personagens que fazem golpes), e uno namoro com o p. Seguem-se os desvios e os arremessos, o que envolve mais arredor. A tcnica de golpes em profundidade tambm bem eficiente, contudo para melhor produto, os golpes especiais so de eleio, isto antes de uno laia activado uma vez que ltimo apelação, os super especiais, que s pode ser usado uma turno. A tcnica primitiva e aparentemente desobstruído, leal s razes arcade da srie.

Porém torna-se privativo velo surpreendente alcance e prejuízo causado no adversrio quando so infligidos danos com êxito. Neste tema, Samurai Shodown uno jogo de uma elegncia suprema, quase divinal na feição uma vez que aquelas personagens se movimentam, cruzando estilo e arte, tcnica e distracção. Se a tirocínio relativamente desobstruído, o domnio no para todos, at porque as personagens so diferentes e estamos incessantemente a achar novos efeitos ao jogar com uno adversrio perturbado.

Isto no quer expor que uno jogador menos viciado srie se veja ao desabrigo. H uma barra que enche norma que r alanceado velo adversrio, facto o bulha no esteja a aligeirar apoiado. Num oferecido instante mando reagir tirando desfragmentado dela, libertando o mando privativo de contra abuso atravs de uma êxito de golpes, ou por senda de uno s abuso devastador, apto de chegar meia barra de bibiografia do adversrio. Assim se definem estratgias e so tomadas decises em momentos cruciais da guerra. Leal tradio da srie, as armas podem ser arrancadas das mos, deixando os adversrios desprotegidos e com menor chance de conseguirem ataques apoiado sucedidos, ainda que a arma permanea no cenrio e o seu possuinte possa recuper-la.

Notório que os combates so mais lentos que a maioria dos combates dos jogos de pugna do instante. Raramente ter uno campeão que no saiba advogar ou administrar apoiado o espao. Incurses arrojadas a cerca de o adversrio so punidas severamente, contudo as posses so imensas, com pedestal num roster que no sendo o mais aumentado, contempla regressos bem assinalveis. Dos 16 lutadores, trs so novos: a belssima Darli Dagger junta-se a Yashamaru Kurama e Wu-Ruixiang. Os restantes so j conhecidos, que cá se apresentam em toda a sua glria, com indumentrias que não se mostraram to reluzentes.

Os efeitos visuais so dignos de meno, principalmente nas animaes e golpes especiais. A msica e orquestra sonora aproximam-se das composies originais, com todos os instrumentos tradicionais japoneses, o que incessantemente louvvel, numa srie que prima por espargir o mximo da agricultura de bulha feudal japonesa, sendo que muitos lutadores exibem uma aparncia similar a figuras reais da histria japonesa. Nessa norma, resulta num jogo bem garboso e diferenciado da maioria das propostas

Quanto a modos de jogo, Samurai Shodown no elevado neste tema. Digamos que contempla as opes habituais, contudo no bem bom em termos de modos especiais. O laia histria assume destaque uma vez que o clssico arcade no qual observamos uno prlogo e uno final para cada personagem, havendo uno separador entre cada bulha. No uma opo que contemple largo iniciativa em desenvolver as personagens, no entanto est l. Na frente uno bloco de opes regulares (tutorial, survival, sobrevivncia e trial), destaque para a opo Dojo, uma opo que funciona uma vez que uma pedestal a zarpar da qual a inteligncia sintético aprende a jogar de conciliação com os movimentos que praticamos e após seja devolvida pugna para combates com outros jogadores. Do mesmo laia que podemos importar padres de bulha criados por outros jogadores. Uma opo simpático.

Samurai Shodown assinala uno recomeo da srie. Trata-se de uno jogo de bulha (estilo Katana) dotado de uma arte impressionante e uno processo de bulha um pouco desobstruído contudo tremendamente eficiente, que ao mesmo período contempla inmeras opes e movimentos. Quando h outras opes no gnero com mais modos de jogo e mais alguma fundura, Samurai Shodown parece sucinto e mais desobstruído, contudo mais plaino comear por uno recomeo de uma srie com singeleza e eficcia do que brindar uno escancha maior e ao flanco. A SNK est apoiado neste retorno e recomenda-se.

Prs: Contras:
  • Ordem de bulha
  • Arte e orquestra sonora
  • Repto do laia Dojo
  • Trato visual de predisposição e leal causa da srie
  • Lutadores diferenciados
  • Maneira histria pouco crescido
  • Somente 16 lutadores

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