Existem várias razões para apreciar os títulos lançados pela Nintendo ao longo das décadas, afinal de contas estamos a falar de uma companhia que respeita as suas próprias ideias e traça o seu percurso. Algo verdadeiramente impressionante, especialmente com um legado tão rico. Desde a arte de comunicar sem palavras, a capacidade para transmitir sensações sem diálogos, os mundos coloridos que te deixam com um sorriso na boca, as músicas inspiradoras ou alegres que te deixam emocionado ou a bater o pé, a arte de combinar simplicidade com desafiantes quebra-cabeças ou plataformas que te dão uma grande sensação de conquista, a Nintendo domina a arte da simplicidade e tal como um verdadeiro samurai, segue o seu caminho.
Kirby Star Allies é decididamente um jogo Nintendo, isso é visível só de olhar para as imagens, mas será que é um jogo que representa a mesma Nintendo que deslumbrou o mundo com uma saudável audácia vista em títulos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild ou até mesmo Super Mario Odyssey? De uma maneira rápida, acredito que não. Kirby Star Allies não bebe da mesma ousadia que motivou as equipas responsáveis pelos maiores nomes da Switch a desenvolver experiências que conquistaram o mundo. É um título desenhado para aquecer o coração dos fãs e que apesar de se focar em mecânicas interessantes para um jogo de plataformas, não procura quebrar barreiras.
Pelo contrário, Kirby Star Allies é um jogo verdadeiramente simples e por mais divertido que seja, essa simplicidade poderá ter sido levada ao exagero. A Nintendo sempre conseguiu de uma forma inigualável livrar-se do desnecessário e focar-se no que importa, frequentemente glorificando os seus conceitos, mas sinto que aqui devia ter arriscado mais. Kirby é um jogo de plataformas em 2.5D que assenta toda a sua estrutura numa mecânica muito interessante: ao atirares um coração ao inimigo, ele fica teu amigo e usa as suas habilidades contra os inimigos, bossses e se for a habilidade necessária, usa-a para desbloquear o acesso a peças dos puzzles ou níveis extra que se encontram escondidos pelos diversos níveis. Os teus aliados podem ser controlados por amigos reais, mas quando estiveres sozinho, a IA controla-os e são altamente competentes.