Categorias
Outros

Exclusivo: Blizzard sobre mods oficiais

Lançado em meados do ano passado e com mais de 4 milhões de unidades vendidas, StarCraft II: Wings of Liberty é uma das maiores sensações da actualidade nos videojogos para PC. Todo o talento da Blizzard Entertainment pode ser apreciado ao longo da nossa análise de 9/10 na qual o jogo é altamente elogiado e recomendado aos fãs do género. Esta pérola exclusiva para os jogadores PC ofereceu várias melhorias sobre original e entre elas uma das que reuniu maior destaque foi o Editor que permitia um vasto leque de possibilidades. O que poderia à primeira vista parecer um “simples” RTS, nas mãos da comunidade cedo se tornou numa poderosa ferramenta de criatividade dentro de um jogo os mais adeptos da criação conseguiram criar experiências de outros géneros e actualmente existe toda uma comunidade dedicada às modificações e à exploração das ferramentas que a Blizzard disponibilizou.

Nos dias de hoje os maiores furores são mesmo os três mods oficiais que a Blizzard anunciou e que já oferece aos jogadores numa versão de teste. Mais do que oferecer conteúdos dentro do tradicional no género de estratégia em tempo real, o estúdio deu largas à imaginação e à inspiração, mostrando porque é líder, e criou três mods que nos levam para experiências bem diferentes e que nos mostram a riqueza e variedade que se pode obter. Afinal de contas, como nos disse Tony Hsu, o produtor de StarCraft II, em entrevista exclusiva à Eurogamer Portugal, estas são as próprias ferramentas que a equipa usou para criar o jogo e toda a equipa está empenhada em dinamizar o produto base e a levar a imaginação até onde for possível, especialmente porque a ideia foi exactamente essa quando ofereceram as ferramentas à comunidade, ver até que ponto tudo poderia florescer.

Começamos a entrevista precisamente por aí, pela perspectiva do estúdio sobre como a comunidade está a encarar o jogo e como tem assistido ao crescer da mesma ao longo destes cerca de oito meses. Hsu revelou que o estúdio está muito contente pois o intuito foi esse, dar as ferramentas à comunidade para ver o que iria criar. Existem já mods que levam StarCraft II para outros géneros e o novo editor Galaxy vem para premiar ainda mais a comunidade que tanto se tem dedicado ao jogo e à criação de conteúdos para outros jogadores. As criações são tantas que chega quase a ser impossível ver todos os espantosos feitos da comunidade e questionado sobre mods que nos davam batalhas ao estilo de Final Fantasy, Hsu mostrou o seu bom humor referindo a utilidade do YouTube e como este nos mostra coisas fascinantes.

Read more…