The Last of Us: Part 2 não será um jogo em mundo aberto em que poderá explorar livremente, no entanto, também não será um jogo completamente linear onde você não tem a oportunidade de tomar qualquer decisão que influencie no decorrer da história.
A própria Naughty Dog confirmou isto na E3 2018, depois de uma sessão privada em que assistimos à demonstração gameplay de The Last of Us: Part 2, a mesma que você teve a oportunidade de assistir durante a conferência da PlayStation na E3 2018.
O fato de assistir à mesma demo duas vezes, em que não houve qualquer alteração na gameplay, levou a questão da quantidade de liberdade existente no jogo. A resposta da Naughty Dog foi que tudo aquilo que tivemos a oportunidade de ver era o gameplay, mas coreografado, descrevendo a experiência como “linearidade alargada“.
Quanto aos limites da liberdade, ficamos curiosos se, no final da demonstração, o jogador será obrigado a matar aquele inimigo que fica de joelhos perante Ellie. A Naughty Dog afirmou que não, na versão final não terá que executar aquele personagem.
O estúdio explicou que as decisões vão depender dos momentos. Haverá situações em que terá o poder de decisão e poderá até ignorar inimigos, enquanto em outras situações terá mesmo que jogar da forma que a Naughty Dog idealizou.
The Last of Us: Part 2 está sendo desenvolvido para o PlayStation 4, mas ainda sem data de lançamento definida.
(Nota: a notícia não tem exatamente as palavras ditas pela Naughty Dog devido a uma restrição que impedia a gravação de vídeos e de áudios da sessão privada.)