>
A Bethesda abriu um processo legal contra o estúdio Behaviour e a Warner Bros. acusando ambas as partes de copiarem Fallout Shelder na adaptação de Westworld para os games.
De acordo com a Bethesda, “para trazer o jogo mobile de Westworld para o mercado, a Behaviour e Warner Bros. utilizaram a propriedade intelectual da Bethesda sem autorização para desenvolver a mesma ou substancialmente familiar experiência de gameplay oferecida pelo jogo mobile Fallout Shelter, protegido por direitos de autor.” alega a editora no documento.
O jogo mobile de Westworld não tem apenas uma experiência de gameplay parecida ou igual à de Fallout Shelter. A Bethesda descreve o jogo como uma cópia descarada que “usa o mesmo código” e “design altamente similar, assim como estilo de arte, animações, funcionalidades e outros elementos de Fallout Shelter, todos pertencentes à Bethesda“.
Para provar que o código do jogo de Westworld é copiado, a Bethesda diz que Westworld tem os mesmos erros de software que tinha em uma versão de desenvolvimento do Fallout Shelter que foi entregue pela Behaviour à editora antes do lançamento. O documento do processo tem inclusive várias imagens de comparação, mostrando semelhantes entre os dois jogos.
A Bethesda é conhecida por proteger ao máximo as suas propriedades intelectuais, basta recordar o caso de Scrolls da Mojang. Naquela altura, a Bethesda entrou em conflito com o estúdio por causa da série The Elder Scrolls. No entanto, este parece ser um caso diferente, em que a Bethesda parece ter provas concretas daquilo que afirma.
Veremos qual será a resposta da Warner Bros. e como se desenvolve o caso em tribunal.