Para criar este jogo, o estúdio de Seattle foi buscar inspiração a filmes do realizador Akira Kurosawa, criando cenas e paisagens com movimento constante de uma beleza extrema.
Ghost of Tsushima é fruto de uma colaboração com o Japan Studio da Sony, que está ajudando com a dublagem para japonês, e como muitos jogos da atualidade, é um mundo aberto que encoraja o jogador a explorar o horizonte em diante. Os jogos em mundo aberto são cada vez mais comuns e correm o risco de se tornar banais, mas Ghost of Tsushima tem uma carta na manga: as paisagens tradicionais japonesas com enormes campos floridos, árvores coloridas, raios de sol a passar por entre as nuvens. Do pouco que vimos, ficamos deslumbrados.
Numa demo de gameplay privativa, que mostrava a mesma missão que você viu na conferência da PlayStation na E3 2018, os produtores revelavam a cada momento pequenas curiosidades. Uma delas é que houve três palavras chave na criação de Ghost of Tsushima: Sangue, Lama e Aço. As três palavras ganham forma um pouco depois do início da missão, quando Jin, o nome do protagonista, encontra os soldados mongol num lamaçal. Embora não passe de uma missão secundária, algo que a Sucker Punch fez questão de referir para mostrar que as sidequests terão qualidade, é uma cena que retrata o espírito de Ghost of Tsushima e os pormenores incríveis que terá.
“foi buscar inspiração em filmes do realizador Akira Kurosawa”
É no lamaçal que vemos a primeira amostra do combate de Ghost of Tsushima. Jin saca da espada de repente e corta um dos adversários. O sangue jorra e à medida que Jin começa combater contra os restantes mongol, a lama começa a salpicar e a sujar as roupas. A Sucker Punch reforçou que o sangue e a lama são dinâmicos, ou seja, poderá se sujar de formas diferentes conforme a tua movimentação e ataques realizados. O que estávamos a ver era de fato o gameplay real a ser jogado naquele momento. A demo era a mesma, mas os ataques de Jin foram diferentes nesta sessão privada. Quando Jin estava prestes a ser golpeado por um adversário, surge uma mulher que lhe acerta nas costas com uma flecha.
A mulher, que se alia a Jin numa missão de resgate, é apenas uma das muitas personagens que poderá encontrar ao longo do jogo, uma amostra da profundidade que vai encontrar em Ghost of Tsushima. Quando está prestes a chegar ao local onde está o prisioneiro, há um momento curioso em que Jin saca uma corda para escalar o edifício e entrar por uma pequena janela na parte superior.
A Sucker Punch preferiu não entrar em detalhes relativos a esta mecânica, mas sugere que haverá alguma verticalidade, embora tenha sido referido que os Samurais combatem no solo e não são a mesma coisa do que ninjas. O stealth falhado em resgatar o prisioneiro resulta num alerta para o exército mongol nas proximidades, mas foi dito que era possível evitar isto se um dos soldados não tivesse soado o alarme.
A parte seguinte é, mais uma vez, uma cena altamente inspirada nos filmes japoneses antigos, com dois Samurais se enfrentarem debaixo de uma árvore de folhas vermelhas e laranjas. É outra cena com elementos dinâmicos, com as folhas no chão a movimentação está de acordo com a deslocação doas personagens. Apesar deste ter sido o primeiro gameplay divulgado, nota-se que Ghost of Tsushima está em desenvolvimento há muito tempo. A produção começou depois do lançamento de inFamous: First Light, que ficou disponível em Agosto de 2014. Com isto podemos concluir que a produção dura já quase quatro anos e isso se nota na solidez de tudo o que foi mostrado.
“a produção dura já quase há quatro anos e isso se nota na solidez de tudo o que foi mostrado”
A missão secundária foi uma pequena parte do mundo de Ghost of Tsushima, que será mais vasto e maior do que inFamous Second Son. Decorrendo numa ilha, não vamos explorar apenas a terra, foi dito que poderemos ir também para a água. E se está com receio das chamadas fetch quests, a Sucker Punch não teve problemas em dizer logo que não há esse tipo de quests no seu jogo. Todas as sidequests foram desenhadas para retratar o desespero das pessoas durante invasão Mongol. Logo desde o início, você já poderá explorar a ilha de Tsushima, se bem que o estúdio diz que quer encorajar as pessoas a explorar alguns outros espaços primeiro.
Sobre o combate a Sucker Punch explicou durante a apresentação que tem ataques leves, ataques pesados e também ataques finais, que são aqueles golpes com câmera cinemática. Poderá ainda combater em cima do cavalo. Tirando isto, foi dito também que haverá elementos de RPG e que poderá trocar de armadura e de armas.
Um jogo em mundo aberto no Japão de 1274 é uma excelente proposta e com o talento da Sucker Punch tem tudo para dar certo. O lançamento está reservado para 2019.