Categorias
Notícias

Destiny 2: Forsaken – novo modo Gambit promete entregar algo especial

O tempo passae Destiny vai celebrar já em Setembro o seu quinto aniversário, o que significa que o plano do acordo de 10 anos para a série que a Bungie assinou com a Activision chegou na metade do tempo.

É um momento de impasse. O primeiro jogo começou mal, mas a Bungie conseguiu melhorar ao longo do tempo. A sequência, por incrível que pareça, voltou a cometer alguns dos erros do primeiro jogo e a Bungie não respondeu nada sobre isso ainda.

Para os fãs de longa data, que acompanham a série desde o início, já é a segunda vez que passam por este processo penoso. A ultima expansão, Warmind, conseguiu trazer de volta alguns fãs que já tinham deixado de jogar, em grande parte porque muitos já tinham comprado a expansão em Setembro de 2017 com o Expansion Pass.

Com Forsaken, uma expansão de maior dimensão prevista para Setembro, a Bungie precisa realmente entregar algo especial. Na E3 2018 o estúdio quis provar aos fãs e aos membros da imprensa que é capaz disso com uma amostra do modo Gambit, que mistura elementos de PvE com PvP.

Gambit é um modo de quatro contra quatro, mas a maior parte da competição acontece de forma indireta. As equipes entram para uma arena separadas e precisam eliminar hordas de inimigos para apanhar tokens e colocá-los num depósito no meio da arena. As regras são fáceis de perceber, mas se quiser realmente vencer precisa ser bem rápido e eficiente.

“Com Forsaken a Bungie precisa realmente entregar algo especial”

O novo modo é basicamente uma corrida contra a equipa adversária. O objectivo principal é colecionar e depositar 75 tokens no depósito. Quando este valor for atingido, um boss é invocado e terá que ser derrotado. A primeira equipe a derrotar o boss ganha a partida. Parece simples, mas é possível que a equipe adversária interfira com a sua arena diretamente ou indiretamente, tornando ainda mais difícil e eletrizante a partida.

Cada jogador pode coleccionar até 15 tokens simultâneos, mas se morrer com os tokens, eles serão perdidos. Dependendo do número de tokens que insere ao mesmo tempo no depósito – 5, 10 ou 15 – um bloqueio será colocado no depósito da outra equipe e um inimigo mais resistente vai aparecer no meio da arena, atrasando o progresso dos adversários.

As equipes têm a oportunidade de invadir a arena da equipe adversária a cada 25 tokens depositados. Nestas ocasiões, um portal é aberto e um jogador pode invadir a outra arena para eliminar os jogadores adversários e atrasar ainda mais o seu progresso. Invadir a arena contrária pode compensar ou não. Quando um jogador invade, os outros jogadores são avisados e podem se concentra em encontrar o jogador invasor.

“Gambit é um novo modo totalmente novo e muito bem-vindo”

No papel de alguém que acompanha Destiny desde o primeiro, Gambit é um novo desafio muito divertido. A combinação de elementos de PvE e PvP está bem equilibrada e é uma excelente forma de convidar os jogadores que preferem o PvE a experimentar um modo ainda mais competitivo sem terem que enfrentar diretamente outros jogadores. Não é um modo revolucionário, mas com certeza é uma boa adição para criar mais diversidade no jogo.

Pelo que podemos perceber, o Gambit será um modo mais casual, uma espécie de meia medida do que temos atualmente com as Strikes e modos semanais do Crucible, do que propriamente um modo altamente competitivo como Trials of Osiris. A Bungie ainda não revelou quais serão as recompensas deste modo e também falta saber se conseguirá manter o interesse a longo prazo, mas é um sinal positivo para a expansão Forsaken.

É claro que, o modo Gambit por si só não é suficiente para justificar a expansão Forsaken e a Bungie precisa ainda oferecer muito mais, seja para justificar o preço da expansão, seja para voltar a ganhar a confiança dos fãs.

Em quase cinco anos, a Bungie ainda está tentando encontrar o caminho certo para Destiny. A história pouco teve uma progressão no plano geral (ainda existem muitas questões por responder) e o estúdio ainda está aprendendo aquilo que a base de fãs quer.

“o modo Gambit por si só não é suficiente para justificar a expansão Forsaken

O novo modo foi uma oportunidade para experimentar o novo sistema de armas, que permite ter mais liberdade nas armas que você equipa. Esta parece ser uma das melhores decisões que a Bungie fez nos últimos tempos (depois de muita insistência dos fãs), se bem que a quantidade de armas que tínhamos para experimentar era limitada. O arco, um novo tipo de arma que será introduzido na expansão, pode ser divertida para brincar, mas em relação às outras armas, é muito menos eficaz.

Forsaken estará disponível para

Neste momento, a bola está do lado da Bungie. Gostamos do que vimos no modo Gambit e inclusive do novo sistema de armas, que aparenta ser a resposta correta aquilo que os fãs querem.

Mais novidades da expansão deverão ser reveladas no final do ano. Como sempre, ficaremos atentos.