O Xbox Game Pass é neste momento um dos melhores serviços que a Microsoft está oferecendo.
Com um catálogo que excede 100 títulos disponíveis, este serviço de subscrição permite aos utilizadores da Xbox One ter acesso a uma grande quantidade de jogos. É o serviço mais parecido que existe em relação ao Netflix, mas com jogos, deixando que seus assinantes tenham acesso ilimitado aos conteúdos desde que a assinatura esteja ativa.
Com o serviço ficando cada vez mais relevante na plataforma da Microsoft, até porque os futuros grandes títulos da marca serão lançados simultâneamente no Xbox Game Pass, como já aconteceu com Sea of Thieves e State of Decay 2.
O Xbox Game Pass não oferece apenas jogos do Xbox One. Graças à retrocompatibilidade, a biblioteca do Xbox Game Pass oferece também títulos do Xbox 360 e até do primeira Xbox. Não fique admirado se os encontrar eles ao longo desta lista.
Sunset Overdrive
Este jogo desenvolvido pela Insomniac Games, que agora estão desenvolvendo Spider-Man para o PlayStation 4, é uma pérola injustamente ignorada. Agora que está disponível no Xbox Game Pass, já não há desculpa para continuar sem jogar. Com um mundo colorido e construído pensando na diversão constante, Sunset Overdrive nunca se torna entediante.
Oferece uma jogabilidade diversificada graças às opções de personalização, dá imenso prazer deslizar rapidamente pela cidade ao som de uma banda sonora Punk Rock eletrizante, e também é graficamente irresistível. Juntando estes três ingredientes a Insomniac Games juntou algum humor, muito insanidade e liberdade criativa sem limites. No final, desta mistura surge Sunset Overdrive.
Devil May Cry 4 Special Edition
Este jogo está na lista por duas razões: a primeira é que Devil May Cry 5 foi anunciado oficialmente na E3 2018 e, se nunca teve contato com a série, podes começar com Devil May Cry 4 para começar a se ambientar neste mundo demoníaco. Além disso, a história do próximo jogo será uma continuação direta.
A segunda razão é que Devil May Cry 4: Special Edition é por si só um jogo de ação e combate competente. Para quem coloca a jogabilidade acima de tudo, a Special Edition oferece o maior leque de personagens jogáveis da série e possibilita uma grande quantidade de combinações dos golpes.
A única questão é: será que os seus combos conseguem atingir o Smokin Sick Style?
Rime
Este jogo possuí uma atmosfera mágica e é tão envolvente que te deixará encantado.
RiME é um fascinante exemplo de uma narrativa visual em formato de jogo. Um título capaz de te levar até ao seu final sem aparecer uma única palavra, e mesmo assim te entregar no processo uma mensagem poderosa.
É um jogo com apenas seis horas de duração e ideal para aqueles que procuram uma experiência marcante que não exija dezenas de horas como em outros jogos. Mas não significa que a experiência seja rasa, pelo contrário. Existem diversos puzzles para resolver e que requerem muita atenção às pistas visuais do cenário.
Com um estilo visual peculiar, paisagens lindíssimas e uma filosofia de design que comunica com o jogador sutilmente, Rime é um daqueles jogos que tem a capacidade de transportar você para dentro do seu mundo e de fazer relaxar enquanto joga.
Bayonetta
O primeiro Bayonetta foi lançado em 2010 na Europa e desde então mais nenhum jogo o conseguiu superar, nem mesmo a sequência que foi lançada exclusivamente para o Wii U e mais tarde para o Nintendo Switch.
Se Devil May Cry 4 Special Edition é excelente por causa da sua jogabilidade, Bayonetta é excelente por causa de tudo. É um hino para quem gosta do género hack and slash e de jogos exuberantes, com momentos épicos e personagens marcantes, a começar pela protagonista.
Apesar de todas as suas qualidades, é um jogo difícil, até mesmo na dificuldade normal vai ter alguns momentos frustrantes. Bayoneta requer precisão nos desvios para ativar o Witch Time e ter perícia nos combos.
A versão de Bayonetta disponível no Xbox Game Pass é do Xbox 360, que ao rodar no Xbox One ganha mais estabilidade e perde o indesejado screen-tearing. Não existe um ganho na resolução nem tratamento adicional às texturas, mas visualmente ainda continua aceitável para os padrões atuais.
Halo Wars 2
O primeiro Halo Wars (que também está disponível no Xbox Game Pass) afastou a ideia de que jogos de estratégia não combinavam bem com os consoles. A sequência consegue ser ainda melhor e é por isso que ocupa um lugar nesta lista.
Aproveitando o universo de Halo e os alicerces plantados pelo primeiro jogo, Halo Wars 2 foi desenvolvido pela 343 Industries e pelos mestres da Creative Assembly, um dos estúdios com mais experiência em desenvolver jogos de estratégia.
Apesar de serem necessárias várias horas para se adaptar aos controlos de um RTS, o trabalho aqui é realizado com muito mérito e consegue satisfazer muito bem aqueles que querem um jogo deste género nos consoles.
A campanha é razoável, com espaço e potencial para ser melhor. O que se destaca de Halo Wars 2 é o viciante modo Blitz, em que pode competir contra a inteligência artificial ou contra outras pessoas em confrontos 1vs1, 2vs2 e 3vs3.
O modo Blitz de Halo Wars 2 é baseado em cartas. Com as cartas que vai colecionando, tem que montar uma equipe com um respectivo líder, sendo que cada lider tem vantagens diferentes. Feito isto, levará a sua equipe para o campo de batalha testando a sua força.
Guacamelee! Super Turbo Championship Edition
É a versão definitiva de Guacamelee, um jogo do estilo metroidvania inserido no folclore mexicano.
Os jogos do estilo metroidvania são muitos, no entanto, Guacamelee se consagrou como uma das interpretações mais inovadara do género. Nesta versão definitiva encontrará níveis extra, novos oponentes e habilidades, além de todos os conteúdos originais
Com um humor bem desenvolvido, uma potente dose de desafios de plataformas e de combate, Guacamelee! se torna uma paragem obrigatória para quem procura jogos divertidos, com capacidade de levantar o estado de espírito, e que não requerem um elevado grau de compromisso.
Em resumo é um jogo de ação e plataforma único, marcante e com uma abordagem muito própria e genuína. Frenético mas também desafiante, é um misturaa muito peculiar.
Star Wars: Knights of the Old Republic
É o jogo mais velho desta lista, mas não deve ser ignorado. Como diz o ditado inglês, “Old is Gold” e este jogo desenvolvido pela Bioware é uma amostra como certos jogos continuam a ser relevantes muito após o lançamento.
Embora a Disney tenha cortado da história oficial de Star Wars todos os jogos previamente lançados da compra da LucasArts, Knights of the Old Republic pode ser considerado ainda hoje como obrigatório para quem quer conhecer mais do universo criado por George Lucas.
Knights of the Old Republic decorre muito antes da história retratada nos filmes, mostrando um guerra dos Jedi contra os Sith. O seu personagem e as escolhas que você faz ao longo da narrativa serão determinantes no conflito durante o jogo e em seu desfecho.
Não deixe que a idade deste jogo te engane. Se você gosta de RPGs e de Star Wars, tem aqui um jogo épico. Caso tenha um Xbox One X ficará ainda melhor. Knights of the Old Republic é um dos jogos na lista Xbox One X Enhanced, o que significa que tem melhorias visuais no poderoso console da Microsoft.
Gears of War 4
A coleção inteira de Gears of War está disponível no Xbox Game Pass e certamente existem fãs que preferem os jogos anteriores, mas quanto a nós, Gears of War 4 é o top da série. Foi desenvolvido para a atual geração de consoles, introduziu com sucesso novas funções mantendo simultaneamente as antigas, e conta com um diverso leque de modos cooperativos e multijogador.
Este é um jogo extremamente completo. Podem jogar a campanha em modo cooperativo online (convidando um amigo ou recorrendo ao matchmaking) ou em tela dividida, podem organizar partidas privadas nos modos Versus e Horde, e há até a possibilidade de jogar via Lan. Gears of War 4 é uma excelente opção se estão à procura de um jogo de tiros na terceira pessoa.
Se preferir os anteriores, eles estão todos disponíveis no Xbox Game Pass e com melhorias para o Xbox One X.
Fallout 4
Para quem tem muito tempo livre e gosta de RPGs, Fallout 4 é uma das melhores escolhas desta lista.
O RPG da Bethesda excede facilmente mais de 100 horas de jogo e te deixa explorar um vasto mapa com pequenas e grandes histórias para conhecerer. O cenário, como os Fallout anteriores, é pós-apocalíptico, mostrando o mundo depois de uma guerra nuclear.
É essencialmente uma evolução daquilo que encontramos em Fallout 3. Existe sobretudo diferença nos detalhes e a Bethesda claramente quis afinar as mecânicas, mas não é uma revolução na série nem no género.
Ainda assim, é um jogo facilmente recomendável para quem adora se perder em enormes mundos durante muitas horas. Fallout 4 é um dos melhores jogos da geração para isso.
The Division
Apesar da viagem turbulenta para chegar onde chegou, The Division pode hoje ser considerado como um título sólido para aqueles que querem um jogo de tiros cooperativo com um sistema de loot reminiscente de jogos como Diablo.
The Division continua até hoje a receber novos conteúdos gratuitos e, para aqueles que vão começar de início, será preciso muito tempo e dedicação para triunfar no end-game. É definitivamente um jogo para quem gosta do grind e da sensação de tornar o personagem progressivamente poderoso.
Enquanto que em Fallout 4 passará centenas de horas a jogar sozinho, em The Division passará a mesma quantidade de horas (e possivelmente mais) a jogar em grupo. É especialmente recomendado jogar com outras pessoas enquanto conversa.
Com The Division 2 previsto para 2019, é uma boa ocasião para conhecer o primeiro jogo.
Rocket League
Rocket League é aquele tipo de jogo que é para todas as idades e gostos.
Misturando o conceito de futebol com carros de corrida, Rocket League é um jogo competitivo em que, controlando o carro, tem que guiar a bola até as traves adversária e marcar gol.
O conceito no papel é simples, mas na prática a diversão de jogar é enorme. Controlar uma bola com um carro não é fácil, entre amigos gera sempre muitas gargalhadas e gritos.
No entanto, apesar de funcionar extremamente bem como um jogo casual, Rocket League é também um jogo com uma grande profundidade, gerando partidas altamente competitivas e entusiasmantes.
PES 2018
A ideia de misturar futebol com carros não te agrada? Não é problema. O Xbox Game Pass tem o jogo ideal para os fanéaticos do futebol.
PES 2018 é um dos jogos disponíveis no Xbox Game Pass neste momento e que dentro do género apresenta progressos consideráveis na jogabilidade, na captura de movimento dos jogadores em campo e da realidade visual do esporte.
Como já é do conhecimento geral, a série peca nas licenças das ligas mais populares da Europa, mas compensa no resto, se apoiando nos pontos fortes da série para oferecer uma experiência robusta.
Para quem gosta de futebol, é um jogo que dá gosto de jogar.
DiRT Rally
Esta lista não estará completa sem um jogo de corrida e DiRT Rally é a melhor escolha para quem gosta de emoções fortes ao volante.
Há muito tempo que os fãs dos jogos de ralis não eram brindados com uma experiência tão realista e desafiante como esta. É um jogo bonito e emblemático, capaz de correr em 60fps, numa resolução de 1080p, com um gráfico sólido, exibindo uma fluidez acima da média.
Juntamente com uma jogabilidade realista e tecnicamente desafiante, a Codemasters injeta nos consoles a adrenalina e o desafio que há muito tempo faltava neste género.
Imperdível para quem gosta de automóveis e particularmente de rally.
Halo 5: Guardians
A série Halo é a jóia da coroa da marca Xbox e Halo 5: Guardians permanece até agora como o único jogo da saga principal lançado na atual geração.
Halo 5: Guardians marca um período de transição para a série e comete riscos, dando mais destaque à Fireteam Osiris do que propriamente ao Master Chief, o protagonista e o personagem mais conhecido da saga. Mas é um passo necessário para criar novos contextos narrativos e plantar o futuro de Halo.
É na jogabilidade que o jogo desenvolvido pela 343 Industries se destaca, com afinações bem colocadas que melhoram a experiência do utilizador sem comprometer o núcleo da série Halo.
O jogo vale a pena pela campanha, mas a longo prazo, a sua alma estará no multijogador, que continua popular entre os jogadores apesar de ter sido lançado em 2015.
ABZÛ
Não são muitos os jogos que se passam em um ambiente subaquático, muito menos aqueles que conseguem ser marcantes. Abzû é portanto uma exceção, adaptando os mesmos princípios de jogos sensoriais como Journey e os submetendo a um novo contexto capaz de criar sensações completamente novas.
Nadar pelos oceanos, abrir algumas portas e desbloquear novos peixes no mar são as ações que executará neste belo poema interativo. A beleza está na simplicidade e no poder de relaxamento que o jogo tem.
Com uma duração de apenas duas horas, é um jogo que pode ser jogado de uma vez. Apesar da curta duração, poderosas e bonitas memórias do oceano serão criadas enquanto explora o mundo subaquático.
É sem dúvida um jogo diferente do habitual, preocupado acima de tudo na intensidade, qualidade e sensorialidade da experiência. Para alguns a experiência não será nova, para outros alargará seus horizontes.
State of Decay 2
Numa indústria em que os zombies foram excessivamente explorados durante os últimos anos, State of Decay 2 é surpreendentemente inovador.
Apesar de pecar pela dimensão narrativa, State of Decay 2 é um jogo sem igual e que oferece uma experiência fantástica para quem gosta de zombies. O jogo triunfa ao te colocar para gerir uma comunidade de sobreviventes no meio de um Apocalipse de zombies.
Esta sequência aposta muito mais na gestão e na simulação e, por causa disto, não é apenas mais um jogo em que sai matando zombies apenas por diversão. É sobrevivência acima de tudo, e apesar de alguma repetitividade, ficamos sempre com vontade de voltar a jogar e de continuar a expandir a nossa comunidade.
É também um bom jogo para quem gosta de jogar no modo cooperativo.
Darksiders 2 Deathinitive Edition
É o mais próximo que vai encontrar de The Legend of Zelda num console que não seja da Nintendo, pelo menos no que diz respeito à estrutura do mundo e da progressão, porque de resto, Darksiders II é bem diferente.
Em Darksiders 2 controlará Death, um dos Cavaleiros do Apocalipse. Depois dos acontecimentos no primeiro Darksiders (também disponível no Xbox Game Pass), Death está decidido a provar a inocência do seu irmão, o que implica numa viagem épica por reinos mágicos, misteriosos e repletos de criaturas mitológicas.
A sequência conta com a adição de um sistema de loot, em que as armas com o mesmo nome podem ter estatísticas diferentes, e com melhoria significativas no sistema de combate, tornado os confrontos mais fluídos e espectaculáres.
Com diversos mundos para explorar, e cada um deles com diversos segredos, puzzles e colecionáveis opcionais para descobrir, você terá por aqui uma grande aventura. É uma remasterização da geração anterior, mas permanece com méritos para a atual geração.
Ninja Gaiden Black
Juntamente com Star Wars: Knights of the Old Republic, Ninja Gaiden Black é um dos jogos que pertencem desde o primeiro Xbox.
O ditado “Old is Gold” também se mantém aqui. Ninja Gaiden Black é um dos melhores jogos de ação e combate do seu tempo, se apoiando num sistema de combate complexo e que recompensa os jogadores com os melhores reflexos.
Fica o aviso que não é recomendável para quem tenha pouca experiência neste tipo de jogo. Se Devil May Cry 4 Special Edition e Bayonetta são desafiantes, Ninja Gaiden Black está num patamar de dificuldade bem superior.
O maior testemunho da qualidade de Ninja Gaiden Black é que, passados mais de 12 anos, ainda é um jogo bom. No Xbox One X é possível jogar em 4K com melhorias visuais, o que ajuda a esconder a idade.
Street Fighter 4: Arcade Edition
Um dos melhores jogos de luta da geração passada, disponível no Xbox One mais uma vez graças à funcionalidade da retrocompatibilidade.
Existem outros do género disponíveis no Xbox Game Pass como Tekken Tag Tournament 2 e Injustice: Gods Among Us, mas nenhum deles está tão trabalhado e expandido como esta versão de Street Fighter 4.
Com um leque vasto de lutadores disponíveis e uma jogabilidade melhorada ao máximo ao longo de vários anos e nas diferentes edições, a Arcade Edition de Street Fighter 4 foi uma reinvenção para a série no seu tempo.
Fica a dica de que é possível baixar os conteúdos de Ultra Street Fighter 4 para esta versão retrocompatível.
Mass Effect
Mais um clássico da Bioware.
O consenso geral, no que diz respeito a Mass Effect, o segundo jogo da série foi o melhor. Estamos de acordo com esse consenso, mas sem o primeiro Mass Effect a sequência nunca teria existido.
O primeiro Mass Effect tem partes chatas como a exploração planetária, que a Bioware recuperou com sucesso em Mass Effect: Andromeda, mas de resto é um RPG forte. Tem personagens interessantes e bem desenvolvidos, uma história de ficção científica que nos amarra à tela, cheia de reviravoltas que impede que o jogo se torne previsível.
Se tem um Xbox One e não teve ainda contato com a série Mass Effect, não há melhor maneira do que começar com o primeiro jogo da série.