Categorias
Notícias

Como No Man’s Sky usa o poder do Xbox One X

No Man’s Sky recebeu a actualização NEXT, a mais profunda reinvenção do jogo.

Em termos de melhorias na tecnologia, câmara na terceira pessoa, o muito desejado modo multi-jogador, melhorias na construção de bases e mais – muitas melhorias foi realizada deste o lançamento original. Sério, não é apenas a maior atualização de sempre para No Man’s Sky’s, é também um lançamento digno de referência no Xbox One e Xbox One X, onde pode finalmente desfrutar deste jogo fascinante.

O tamanho do download cresceu muito desde o lançamento, algo que é significante. No Man’s Sky ocupava 3GB – devido à arte e locais gerados aleatoriamente, mas a versão NEXT ocupa 8GB no Xbox One, onde recebe todas as atualizações e benefícios do mesmo. Apesar de ser difícil apontar com precisão o antes e depois das melhorias visuais, tem a promessa de ser a melhor geração de terrenos, iluminação, distâncias de visão, efeitos atmosféricos melhorados, texturas de maior qualidade, shaders de água e novos efeitos sonoros – e é claro, a câmara na terceira pessoa.

A nova câmara se destaca desde logo e é a pré-definida para quem começa. Tem os seus prós e contras, mas te dá uma boa sensação de perspectiva neste enorme sandbox. O personagem detalhado é renderizado no ecrã, as animações espantosamente variadas. Tem muito aspecto bom: a cada passo, cada tipo de inclinação é contada – significando que uma colina íngreme ativa um caminhar lateral, enquanto pode correr em terreno plano. Algo frustrante aqui é a forma como a câmara flutua atrás, ela está apenas ligeiramente ligada ao seu movimento. Você se movimenta da esquerda para a direita constantemente e nunca fica fixada no jogador – apontar a mira é mais difícil do que em primeira pessoa.

Talvez seja o top do estilo sobre a funcionalidade, mas é um belo extra e pode mudá-la a qualquer momento. A força de No Man’s Sky sempre foi demonstrar o seu pequeno tamanho em um universo, ter um avatar na terceira pessoa ajuda a ilustrar essa escala. A construção de bases também foi melhorada com um novo tutorial que te encoraja a usar blocos menores para construir a base antes de uma tempestade. Tudo isso é agora mais flexível e até pode construir na água.

Vídeo em 4K de No Man’s Sky no Xbox One X.

A distância de visão melhorada é outra melhoria importante. O jogo continua a ser gerado de forma processual o terreno – criando o terreno à sua frente mesmo antes de você alcançá-lo. O Xbox One X foi a primeira versão que experimentamos e o pop-in não é tão óbvio quanto no PS4 base do lançamento. Olhando para trás, as montanhas e árvores podiam surgir logo à frente da câmara no PS4, especialmente quando sobrevoava. Apesar de existirem sinais de terreno desaparecendo no X com o NEXT instalado, está mais escondido e foram adicionados mais funcionalidades visuais.

A simulação de nuvens é um exemplo, recebe novas variáveis em cada planeta, permitindo que sejam projetadas sombras no chão. Escolhe o planeta certo e a atmosfera é equivalente nas propriedades do vento – criando um surreal pulso entre luz e escuridão. É um fantástico extra e combina lindamente com os efeitos de neve e chuva – a iluminação é consistente com o ciclo de noite e dia que governa cada planeta. O único senão está nas nuvens em si: elas correm em baixa resolução.

No restante, permanecem os belos efeitos que No Man’s Sky construiu ao longo dos anos: motion blur, anti-aliasing temporal e até efeitos como campo de profundidade. Dá ao jogo o aspecto de um título de alto orçamento, os blocos de construção do mundo são fáceis de ver em algumas texturas na lama. Está tudo lá no Xbox One, incluindo o elegante efeito de feixe de luz adicionado na atualização do Pathfinder. Olhando para trás, existiram muitos desafios perante a Hello Games – este feito originalmente não funcionava no PS4.

No Man’s Sky roda a 1600×900 nativa no Xbox One, no PS4 corre a 1080p – mas a imagem tam∫ém é boa – apenas um pouco menos nítida – graças ao processo AA temporal. Como seria de esperar, o Xbox One X é mais ambicioso. A sua GPU de 6 teraflops é usada para obter dois modos de jogo, qualidade e performance. Além disso, o rátio de fotogramas pode ser bloqueado em 30fps ou desbloqueado se preferir.

O modo de qualidade oferece os melhores visuais, corre a 3840×2160 nativo.

É a primeira vez que No Man’s Sky corre a 4K nativo num console e recompensa muito quando você olha para o horizonte. Todos os belos detalhes – montanhas, árvores e criaturas – são discerníveis à distância. Este é o modo indicado para quem dá privilégio à qualidade de imagem e também tem várias melhorias sobre o Xbox One X, como melhor filtro de texturas e maior distância de visão – mas muitas texturas são idênticas. A qualidade da oclusão ambiental também é diferente e o Xbox One X é usada especialmente para chegar ao 4K. É um grande salto, de 5.7x, de 900p para 4K – um dos maiores jamais vistos no X.

No entanto, existe um porém. Apesar da apresentação em 4K valer bem a pena, puxar a máquina ao ponto de 30fps pode não ser sustentável. Se desbloquear o rátio de fotogramas encontrará 30fps em muito planetas, até superior, especialmente em zonas vazias. Ainda assim, existem casos em que descem para 20 fps, ativando o v-sync se o bloqueio em 30fps estiver ativo. Aterrisar em planetas, disparar lasers em selvas ou até caminhar na primeira estação especial ativa quedas no Xbox One X no 4K, com tearing no topo do ecrã.

Para remediar isto, o modo performance corre a 2560×1440 e mantém a maioria das definições no modo de qualidade. Se compararmos as 3 opções de jogo no Xbox One e X, esta é a preferível se quiser um fps mais sólido. Infelizmente, 60fps consistentes não é possível no modo de performance e provavelmente encontrará muitas quedas. Existem áreas mais simples que correm a 60fps, mas na maioria encontrará estas quedas, com tearing. Recomendamos manter o bloqueio em 30fps para uma experiência mais consistente.

Algo curioso é que o modo 4K pode ter a pior performance do que no Xbox One base. A primeira estação espacial é um bom exemplo; a geração processual é retirada da equação, te deixando com um simples teste de GPU no hangar. Isto afeta ainda mais no Xbox One X, mas onde realmente importa – na exploração de planetas – as posições se invertem. O Xbox One S precisa de mais melhorias. Voar para cada novo planeta vai abaixo dos 20fps e apesar do Xbox One X também sofrer com estes soluços, é mais regular no modelo normal – mesmo no chão.

A transição da Hello Games para o Xbox One foi suave. A espera teve benefícios e no X terá a versão mais rica de No Man’s Sky. Um verdadeiro modo 60fps, a 1080p se for preciso, teria sido um belo extra, mas para quem quer um jogo a 4K – com HDR – ficará contente. Há mais a caminho de No Man’s Sky e os jogadores do Xbox One podem finalmente conhecer um dos mais fascinantes jogos desta geração.